segunda-feira, 2 de março de 2009

Aprenda a perdoar

Todos merecem uma segunda chance
Desavenças, brigas intermináveis e ofensas podem deixar mágoas profundas. Mesmo em um relacionamento verdadeiro, baseado no amor e no companheirismo, é natural que o casal discorde em algumas questões, pois cada personalidade é formada por convicções e características bem particulares. Por isso, é preciso evitar que o relacionamento fique estremecido por constantes discussões e procurar considerar os sentimentos do outro. Entretanto, aprender a perdoar os defeitos e fraquezas do outro pode ser uma difícil lição.

O bispo Edir Macedo vem esclarecer o assunto em seu livro “O Perdão”, definindo que “o espírito do perdão não está afinado com o homem natural, e, por isto mesmo, não lhe é fácil perdoar. A personalidade humana é fruto do meio em que vive, ou seja, da sociedade materialista reinante neste mundo, e isso cria no homem o sentimento de autodefesa”.
Segundo Edir Macedo, em primeiro lugar, para aparar as arestas e permitir que os sentimentos bons que sustentam a relação sejam preservados, é necessário conversar com sinceridade e esclarecer todos os problemas que estão afetando o relacionamento, fazendo com que o rancor não se acumule em seus corações. Se ganhar espaço, esse sentimento tende a crescer e a prejudicar muito a vida do casal..
O bispo observa ainda que a ira não é um pecado, desde que seja momentânea. “Todos os seres humanos estão sujeitos a ela. Os cristãos, por mais espirituais que pareçam, são passíveis desta reação natural, fruto das suas emoções. Mas veja bem: A ira não pode ultrapassar uma noite e continuar no outro dia, pois quando Davi escreveu ‘consultai no travesseiro o coração’, queria dizer ‘meditai, considerai, livrai-vos daquele sentimento de ira e então sossegai’”, ressalta.
Perceba que tão importante quanto saber amar é saber perdoar os erros de quem se ama, pois dividir a vida com alguém é aceitar as diferenças e encarar desafios. Para isso, é preciso entender que, para Deus, a família é a base para a vida em sociedade e aceitar que o casamento também reserva momentos de desavenças. Contudo, é nestas horas que o perdão se apresenta como uma atitude sábia, que trabalhará pela manutenção da paz em seu lar. Portanto, siga a Palavra do Senhor : Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. (Lucas 17.3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário