segunda-feira, 9 de março de 2009

Mulheres são mais insatisfeitas no casamento

Pesquisa revela que sexo feminino reclama mais da relação
Mais uma vez pesquisadores trataram das diferenças na forma com que os indivíduos de sexos opostos vivem seus relacionamentos. Segundo um estudo da Universidade de Brasília, o ponto principal dessa questão seria uma forte tendência feminina a reclamar mais da relação que seus parceiros. Uma das principais reclamações das esposas é a falta de romantismo.

De acordo com a pesquisa, a frustração surgiria conforme o movimento natural do casal para estabelecer uma rotina, no momento em que o relacionamento atinge uma certa maturidade. Enquanto os homens fazem uma relação entre família e estabilidade, as mulheres relacionam casamento ao sentimento de romantismo. Entretanto, após a fase da conquista, o clima de romance, tão idealizado por elas, é substituído no dia-a-dia pela busca masculina por estabilidade e sucesso financeiro.
O acúmulo de funções seria outro fator que causa grande insatisfação nas mulheres. Para a especialista em orientação familiar da Unicamp, Mariana Schwartzmann, a palavra-chave para conciliar tantas tarefas é equilíbrio. A psicóloga explica que deve haver muita organização para que a mulher consiga administrar todas as suas atribuições de forma eficiente, evitando, assim, frustrações.
Nessa luta diária, os homens devem surgir como importante ponto de apoio e compreensão; dessa forma, o companheirismo será o fator determinante para a felicidade do casal. “Hoje têm condições de entender as necessidades da mulher, desde que ela se dedique também a eles. Na maioria das vezes, os homens estão dividindo as tarefas do lar com a mulher, mas o acúmulo é inevitável”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário